Geral

Mega portas: a forte tendência na arquitetura moderna

Grandes portas pivotantes, em tonalidades escuras, são destaques na 24ª CasaCor ES

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Divulgação

Casa Urbana projetada por Sergio Paulo Rabello na CasaCor ES 2019

Divulgação

Casa da Ilha projetada por Sergio Palmeira na CasaCor ES 2019

Camila Santos

Lounge Sunset projetado por Cyabe Zobolli na CasaCor ES 2019

Divulgação

Casa da Ilha projetada por Sergio Palmeira na CasaCor ES 2019

Divulgação

Lounge Sunset projetado por Cyabe Zobolli na CasaCor ES 2019

Grandes, imponentes, coloridas e bem resistentes. Foi o tempo em que as portas seguiam aquele antigo padrão branco ou de madeiras. Considerada o cartão de visitas de uma residência, elas ganharam mais status e deixaram de ser apenas uma passagem. Muitas vezes, tornam-se até a protagonista do projeto arquitetônico.

A 24ª CasaCor ES está repleta dessas inspirações. As portas pivotantes - ao invés de ser presa pelo canto, são fixadas por pinos, superior e inferior - em tamanhos generosos, e com tonalidades escuras, reinaram na mostra.

A "Casa Urbana", assinada por Sergio Paulo Rabello, abre-se para os visitantes, reforçando o que está em alta. Seguindo o estilo arquitetônico da fachada da residência, o profissional apostou em uma sofisticada porta pivotante. "As portas são extremamente importantes, além da segurança da casa, elas fazem parte da arquitetura. Elas devem seguir a mesma linha da fachada". O arquiteto trabalhou com uma lâmina preta, fazendo composição com o painel de cobogós preto com formas geométricas, instalado na fachada.

Foto: Divulgação
Lounge Sunset projetado por Cyane Zoboli na CasaCor ES 2019

Ao circular pela mostra somos surpreendidos no "Lounge Sunset" com uma outra e mega porta pivotante, de  3 metros de altura por 1,80 metros de largura. O projeto é da arquiteta Cyane Zoboli, que optou pela cor cinza, a proposta dela foi seguir a arquitetura da casa e também de interiores. "A proporção de porta mudou, a tendência é usar a maior possível, principalmente quando se fala em entrada. As portas hoje tem um papel que vão além da função de abertura, muitas vezes elas se parecem com grandes painéis. Com a modernidade e ferragens diferentes, foi possível a flexibilidade aos projetos".

Sergio Palmeira não brincou em serviço e impactou o visitante. Em seu ambiente, a Casa da Ilha, uma mega porta cinza se tornou a estrela do projeto.  O destaque, mais uma vez, foi o sistema pivotante. O designer de interiores projetou o eixo no centro da porta, dessa forma ela atinge uma movimentação de quase 360º. 

" As portas pivotantes são uma grande tendência de mercado. Elas imprimem uma arquitetura mais moderna, trazem uma linguagem de design mais contemporâneo. Os vãos de aberturas são maiores. e o vão de visão de uma área para outra também aumenta - isso traz elegância. Um conceito estético hoje muito utilizado", explicou Sergio.
Foto: Divulgação
Casa da Ilha projetada por Sergio Palmeira na CasaCor ES 2019

Tecnologia - portas inteligentes

Num passado não muito distante, não existiam muitas opções de portas justamente pela falta de tecnologia. O mercado se limitava a portas brancas e de madeiras presas apenas no canto. Mas de uns anos pra cá isso tem mudado. Roberta Drummond, proprietária da Innovare Esquadrias em PVC, foi a responsável por trazer para o Espírito Santo uma tecnologia que permite projetar portas sem limite de tamanho, com cores e texturas diferenciadas e livres de problemas recorrentes.

A tecnologia da Claris Tigre reúne madeira maciça revestida com uma lâmina específica de MDF. Nela é aplicada o WPC (do inglês wood-plastic composites) que consiste em uma resina plástica, com alta resistência a ambientes externos. "Essa resina faz com que a porta se torne impermeável, impedindo que o material rache ou empene com o passar do tempo. Outra vantagem é a proteção também contra cupim. Um produto que reúne funcionalidade, estética e design.", explicou Roberta. Aperte o play e entenda como funciona. 



CasaCor ES

Local: Clube Ítalo Brasileiro - Ilha do Boi / Vitória 

Data: até dia 17 de novembro

Horário: das 15h às 21 horas 


Confira também:

Pedras brutas ganham força na decoração

Pedras populares são exploradas na decoração

Livre, leve e solta! As tradicionais camas com cabeceira estão de volta

Cada um no seu quadrado: Sofá em módulos é tendência na CasaCor ES

CasaCor ES: Luxo com ar despojado

Do fundo do mar para a Casa Cor ES

Pontos moeda