Política

Assembleia Legislativa retorna do recesso com dois novos deputados estaduais

José Esmeraldo assumiu vaga deixada por Guerino Zanon, atual secretário Estadual de Esportes e Lazer. Já o pedetista passa a ocupar o lugar de Rodrigo Coelho, da Assistência Social

Ano legislativo também começa com posse de deputado estadual Foto: Divulgação/Assembleia

A sessão solene na Assembleia realizada nesta terça-feira (2) instalou o início da 18ª legislatura e marcou o retorno dos deputados José Esmeraldo (PMDB) e Luiz Durão (PDT) ao parlamento. Eles assumiram as vagas deixadas por Guerino Zanon (PMDB) e Rodrigo Coelho (PT), que assumiram secretarias no governo Paulo Hartung (PMDB).

Esmeraldo assumiu a vaga após a saída de Guerino Zanon para a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, ainda durante o recesso parlamentar. Já o pedetista passa a ocupar o lugar de Rodrigo Coelho, novo secretário de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres. 

José Esmeraldo (PMDB), que teve 23.243 votos na eleição passada, começou seu discurso agradecendo as pessoas que acreditaram no trabalho dele. “Enquanto estivermos na vida pública e na tribuna da Ales estaremos defendendo o interesse da sociedade”, garantiu. 

Como não poderia deixar de ser, o parlamentar lembrou suas bandeiras de luta. Entre elas a defesa dos servidores públicos, creche em tempo integral e a preservação das nascentes. 

“Fizemos muitos pronunciamentos em relação aos 11,98%. Parabenizo aos deputados que participaram dessa caminhada. Precisamos de creche em tempo integral nos munícipios, é inadmissível uma dona de casa ou uma mulher que trabalha deixar seu filho apenas quatro ou cinco horas na creche. Defenderemos as nascentes com unhas e dentes. Precisamos de um plano diretor rural, assim como tem um urbano”, disse. 

Já Luiz Durão (PDT), que recebeu 20.969 votos, disse que honrará cada um dos votos mesmo tendo passado por problemas de saúde. “Volto hoje com a alma cheia de alegria, de responsabilidade, de esperança, estou aqui par reafirmar e ampliar o compromisso de promover políticas sociais de inclusão para melhoria da qualidade de vida de cada um dos capixabas”.

Disse que lutará pela inclusão dos jovens no mercado de trabalho, mas atuará também nas áreas de segurança e educação. Rodrigo Coelho (PT), que acaba de assumir secretaria no governo do Estado aproveitou a oportunidade para se despedir dos colegas.

“Fui convocado por assim dizer a prestar serviço ao Estado do Espírito Santo na Secretaria de Assistência Social e Política para as Mulheres. Nesse primeiro dia que cheguei lá já percebi que os deputados se valem da Secretaria de Assistência Social para contribuir com muitas entidades socioassistenciais. Quero aqui afirmar o meu compromisso de junto com vocês tentar fazer os benefício chegar a essas entidades”, afirmou o secretário.

Com informações da Web Ales

Pontos moeda