CARNAVAL 2020

Saúde

Glitter e purpurina podem desencadear doenças nos olhos

Os foliões deve testar o produto antes de aplicá-lo e evitar a região dos olhos e do nariz, que são mais sensíveis. Outra dica é não compartilhar a maquiagem com outras pessoas e limpar bem o rosto antes de dormir

Foto: Divulgação

O brilho do glitter e da purpurina são praticamente uma regra na época do Carnaval. Grande parte dos foliões apostam em maquiagens cheias de glamour para deixar a produção estilosa e divertida.

CADERNO ESPECIAL: acompanhe todas as notícias do Carnaval 2020!

Mas nem tudo brilha na folia. Além do debate sobre os efeitos nocivos ao meio ambiente, muita gente se questiona sobre os riscos que o uso do glitter e da purpurina podem trazer para a pele. 

"O mau uso pode desencadear alergias e outras doenças nos olhos. Para evitar o problema, a dica é observar se o produto foi testado dermatologicamente", explicou a dermatologista Patrícia Friço.

A especialista explica que, de um modo geral, os produtos não apresentam grandes riscos. Mas alguns cuidados podem ser valiosos para não ter problemas no futuro.

 "Se possível, a foliã deve testar o produto antes de aplicá-lo e evitar a região dos olhos e do nariz, que são mais sensíveis. Outra dica é não compartilhar a maquiagem com outras pessoas e limpar bem o rosto antes de dormir. As pessoas alérgicas devem realmente evitar o uso", completou.  

Pontos moeda