Geral

Com menos feriadões em 2016, veja dez destinos "bate e volta" para fazer no ES sem gastar muito

O jornal online Folha Vitória preparou dez destinos para você curtir com a família em uma viagem rápida de fim de semana. No roteiro estão praias e cidades históricas

Com 78 municípios, o Espírito Santo é detentor de grande riqueza cultural e natural. E com pouco mais de duas horas é possível viajar das praias até as montanhas, dos centros urbanos modernos até os históricos.

Dos aventureiros aos que curtem um clima mais calmo e praiano, tem opções para todos os gostos Fotos: Divulgação

E já que as férias em janeiro não são um privilégio de todos, o jornal online Folha Vitória preparou dez destinos para você curtir com a família em uma viagem rápida. Confira:

1) Vila Velha: cidade “colada” em Vitória, separada apenas por uma ponte, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de praias. Mas não é só isso que tem na cidade. Vila Velha é um importante destino turístico religioso com o Convento da Penha, um dos santuários mais antigos do país. Vila Velha também é sede de uma das maiores fábricas de chocolates da América Latina, a Garoto, onde é possível fazer visitas monitoradas.

>> Distância da Capital: 6 quilômetros.
>> Como chegar: de carro ou ônibus atravessando a Terceira Ponte.
>> Principais contatos: endereço eletrônico para visitar a fábrica da Garoto; 27 3329 0420, telefone para atendimento no Convento da Penha; acesse o guia turístico de Vila Velha.

2) Anchieta: o município do Sul do Espírito Santo viu crescer o turismo após a canonização de Padre José de Anchieta, fundador da cidade. Belezas naturais de encher os olhos, religiosidade e riqueza histórica, são alguns dos atrativos. O litoral também é “abençoado”. As praias de águas calmas e de beleza exuberante atraem visitantes de várias partes do Brasil. Para atrair mais turistas, o museu da cidade receberá obras. A população do município é estimada em 27 mil habitantes. No verão, esse número mais que duplica, alcançando 70 mil pessoas.

Conheça mais sobre o município no blog Riquezas de Norte a Sul

>> Distância da Capital: 82 quilômetros.
>> Como chegar: de carro ou ônibus passando pelos municípios de Vila Velha e Guarapari.

3) Cachoeiro de Itapemirim: o município do Sul do Estado fica a 153 quilômetros de Vitória e é a cidade natal do rei Roberto Carlos. Na cidade, há um espaço histórico dedicado ao cantor. Também é possível conhecer o lugar onde morou o cronista Rubem Braga, que hoje abriga uma biblioteca e um museu.

Leia as notícias do Sul do ES no Folha Cachoeiro

>> Distância da Capital: 153 quilômetros.
>> Como chegar: de carro com acesso através da BR-101. Também há linha de ônibus que vão até a cidade.
>> Principais contatos: 28 3155 5257, Casa de Cultura Roberto Carlos.

4) Domingos Martins: conhecida pelas temperaturas mais amenas, a cidade faz parte da região Serrana do Estado e conta com atrações para os amantes da natureza e esportes radicais. O distrito de Pedra Azul é o mais turístico. No distrito, há opções para os mais aventureiros, como arvorismo, tirolesa, escalada e rappel, até para os mais tradicionais que curtem a Festa do Morango, por exemplo.

Veja 10 programas que você tem que fazer no ES

>> Distância da Capital: 49 quilômetros.
>> Como chegar: de carro com acesso através da BR-262.
>> Principais contatos: 27 3248 1436, Pedra Azul Adventure Park; 27 3248 1131, Café 262; 28 9 9886 1816, Travoletta restaurante com comidas típicas.

5) Linhares: o município do Norte do Espírito Santo é repleto de belezas naturais e tem a única praia de nudismo do Estado, a de Barra Seca. A praia foi referência para a prática do naturismo, em 2015, pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Também há opções de turismo para os fãs de pesca, com a lagoa Juparanã, com 30 quilômetros de extensão. Linhares também tem grande atrativo para o agroturismo, com fazendas e sítios.

Praia capixaba é referência em naturismo no Brasil

>> Distância da Capital: 146 quilômetros.
>> Como chegar: de carro com acesso através da BR-101. Também é possível chegar de ônibus.
>> Principais contatos: endereço eletrônico da praia de Barra Seca.

6) Marataízes: destino certo para quem é fã de praias com águas calmas. Local para levar toda a família. Entre os balneários mais movimentados estão a Praia do Siri,– uma das mais conhecidas; a Praia do Centro, com águas calmas e areia fofa, localizada exatamente no centro da cidade; e a Praia das Falésias, Praia das Falésias, com paredões de mais de 40 metros de altura, chama atenção pela beleza.

Confira os destaques do turismo no ES no Blog É Logo Ali

>> Distância da Capital: 139 quilômetros.
>> Como chegar: de carro com acesso através da Rodovia do Sol, pela ES-060.

7) Guarapari: a cidade da Grande Vitória dispensa apresentações. Conhecida como a "cidade saúde", as praias do municípios viram verdeiros points do verão. As praias das Castanheiras e da Bacutia são conhecidas por reunirem gente bonita. A Enseada Azul e Meaípe concentram o agito da vida noturna no município quase que triplica nesta época do ano.

Crédito: Reprodução/Flickr/Norieli Teixeira

>> Distância da Capital: 58 quilômetros.
>> Como chegar: de carro com acesso através da Rodovia do Sol, pela ES-060. Também é possível chegar de ônibus.

8) Santa Teresa: localizada na região Serrana do Estado, Santa Teresa é destino certo para os fãs de calmaria e temperatura amena. São várias as opções de sítios e chalés, além de restaurantes com comida típica italiana. A cidade tem a maior concentração de descendentes de italianos do Espírito Santo. Comida boa e tradicional não falta. Graças a abundância dos beija-flores na região, Santa Teresa ganhou o nome de ”doce terra dos colibris”. Também há opções de cachoeiras para se refrescar.

Rota dos Imigrantes: Santa Teresa também é programação no Verão

>> Distância da Capital: 78 quilômetros.
>> Como chegar: de carro pela BR-101 Norte até Fundão. Depois, são mais 28 quilômetros pela ES-164. Também é possível chegar de ônibus.
>> Principais contatos: 27 3225 8510, Reserva Biológica Augusto Ruschi; 27 9 9999 7702, Cachoeira do Country Clube; 27 9 9899 9235, Cantina Matiello.

9) Venda Nova do Imigrante: também colonizada por italianos, a cidade fica localizada na região Serrana do Estado. O município é conhecido pelas festas tradicionais, como a da Polenta. Venda Nova é o berço capixaba do agroturismo. Lá existem grandes propriedades que fabricam queijo, café, cachaças, licores e socol, uma qualidade de linguiça.

>> Distância da Capital: 78 quilômetros.
>> Como chegar: de carro pela BR-262 Norte.
>> Principais contatos: 28 9 9989 3311, Cervejaria Altezza; 28 3546 1528, Restaurante Fazenda Saúde Pesque e Pague; 28 3546 6197, Pousada e Restaurante Bela Aurora.

10) Parque do Caparaó: o entorno do Parque do Caparaó Capixaba é formado por cinco municípios: Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. Toda a região é tipicamente rural e encontramos muitas famílias envolvidas com a agropecuária, e a agricultura familiar. A região tem mais de 200 cachoeiras, trilhas, e é perfeita para quem curte a natureza.

Viaje para o Caparaó e confira o ar puro das montanhas

>> Distância da Capital: cerca de 200 quilômetros.
>> Como chegar: de carro pela BR-262.
>> Principais contatos: veja listagem das pousadas.

Pontos moeda