PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Sérgio Carone: “O momento é propício para que as lideranças se aproximem mais de suas equipes”

O supermercado foi crescendo, e as responsabilidades ficaram cada vez maiores, levando Sérgio à Direção Comercial e Operacional das 10 unidades da rede de supermercados Carone e três do superatacado Sempre Tem, todas na Grande Vitória

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes

Sérgio Carone é diretor comercial e operacional do Supermercado Carone. Iniciou sua trajetória no setor operacional na pequena loja da família, onde embalava mercadorias e realizava entregas para os clientes junto com o irmão. 

O supermercado foi crescendo, e as responsabilidades ficaram cada vez maiores, levando Sérgio à Direção Comercial e Operacional das 10 unidades da rede de supermercados Carone e três do superatacado Sempre Tem, todas na Grande Vitória.

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes
Sérgio Carone Filho representando o líder Sérgio Carone

Qual é o seu conceito de liderança?

Inspiração. Acredito que ser líder é ser inspiração para a equipe. O líder precisa ter atitudes inspiradoras, saber identificar o potencial do seu time, direcionar e apoiar o crescimento individual. O líder é um facilitador e deve ser capaz de identificar os talentos de sua equipe e adequá-los às funções necessárias para aprimorar cada vez mais o negócio.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Todo trabalho envolve muito esforço, resiliência e persistência. A busca pela superação da experiência de compra e atenção às expectativas de nossos clientes é algo que certamente contribuiu para esse resultado. As pessoas que votaram na gente – digo na gente porque considero uma vitória do grupo – reconheceram isso. Todo esse esforço é o mínimo que podemos fazer em agradecimento aos nossos clientes, que há mais de 40 anos confiam em nosso trabalho.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Acredito que foco aliado a capacidade de inspirar e influenciar os colaboradores é fundamental, assim como fornecer apoio, incentivar o crescimento da equipe, ter disciplina e busca contínua por melhorias e visão de longo prazo. É claro que isso também inclui estar disposto a enfrentar desafios e entender que trabalho duro é essencial para o sucesso do negócio.

Quais são os maiores desafios e conquistas da liderança?

Exijo muito de mim, então me cobro para ser o mais assertivo possível em relação ao negócio. Reavaliar constantemente o papel como líder e se reposicionar quando necessário é essencial para exercer o papel de liderança, algo que é desafiador. Em relação às conquistas, ver o resultado dos negócios e atingir as metas estabelecidas é gratificante. Confirma que estamos no caminho certo.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

O líder é um guia que compartilha com seu time os anseios e objetivos da empresa. Busco sempre estar presente em todos os processos relevantes da empresa e conversar com a equipe. Vejo que isso faz muita diferença. É preciso ser empático e reconhecer o trabalho do time, reforçando o quanto cada colaborador faz parte de nossas conquistas. É uma vitória compartilhada. O fato de termos desenvolvido um negócio familiar criou uma essência de companheirismo em toda a equipe. É esse estilo de liderança que adoto em toda a minha caminhada.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

Todo mundo vai errar. A grande diferença é se você terá a agilidade, a flexibilidade e a atitude necessárias para corrigir rapidamente o erro ou fazer algo para que isso não atrapalhe de modo geral a empresa.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Sem dúvidas. Estamos vivendo um momento único e desafiador, então, essa é uma oportunidade de avaliar o que está funcionando ou não e propor melhorias. O momento também é propício para que as lideranças se aproximem mais de suas equipes, entendam quais as necessidades, o que pode ser melhorado. Mais do que tudo, o momento pede empatia e incentivo ao bem-estar do grupo.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

O líder do futuro é aquele que se adapta às transformações do mundo. A liderança, sem dúvidas, deve caminhar observando os aspectos que vivemos. Acredito que o líder do futuro tem que buscar inovação, investir cada vez mais em uma gestão humanizada, porque, embora o mundo esteja muito digital, o foco sempre deverá ser em pessoas, então, priorizar equipe, compreendendo a individualidade das pessoas é algo fundamental. No mais, o líder do futuro precisa basear suas decisões em dados, estar com foco em resolução de problemas e com a responsabilidade de criar condições para o desenvolvimento de seus colaboradores em um ambiente saudável e confiante.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Que possamos continuar atingindo nossas metas e expandir nossos negócios acompanhando e aderindo às necessidades identificadas de nosso público e liderados. Acredito que esse combo seja útil para nosso futuro.

Vitor Machado e Everton Nunes
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