PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Sérgio Tristão: “Quando tudo é feito de maneira correta, o retorno é garantido”

O Grupo Tristão é uma empresa de referência na gestão qualidade, gestão de processos, segurança de alimentos, controle de pureza dos cafés e fabricação de produtos que atendem às normas islâmicas e judaica

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes

O empresário Sérgio Giestas Tristão, 65 anos, é economista formado pela PUC do Rio de Janeiro. Presidente da fabricante de café solúvel Realcafé e da exportadora Tristão, ele costuma passar o seu dia na fábrica, onde supervisiona o trabalho dos funcionários e divide as tarefas de recursos humanos com a sua filha, Tatiana Tristão, e as tarefas da área comercial do Realcafé Reserva com o filho, Henrique Tristão.

O Grupo Tristão é uma empresa de referência na gestão qualidade, gestão de processos, segurança de alimentos, controle de pureza dos cafés e fabricação de produtos que atendem às normas islâmicas e judaica.

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes
Bruno Moreira Giestas representando o líder Sérgio Tristão

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

Líder é aquele que sabe compartilhar e investir nas pessoas para que elas deem o melhor de si no ambiente que trabalham. É muito mais do que saber mandar. Além da capacidade de influenciar e inspirar pessoas, é fundamental muito estudo e dedicação na busca de alcançar os objetivos. Estou atento a todas as movimentações do mercado financeiro e do cafeeiro do mundo e às tendências e comportamentos dos colaboradores e consumidores.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar?

Os caminhos da honestidade, da humildade do esforço e da dedicação. Quando tudo é feito de maneira correta, o retorno é garantido, mesmo que demore. A Realcafé/Tristão é a prova disso. Não nos tornamos referência mundial em um piscar de olhos. Demorou. Mas só aconteceu porque escolhemos seguir pelo caminho do desenvolvimento sustentável, do compromisso com os nossos funcionários, do zelo com o café e com os produtores rurais que o cultivam, com a parceria com os nossos colaboradores.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?

Inspirar, motivar e compartilhar. O líder dá o exemplo e temos vários líderes dentro da Realcafé/Tristão. Eles estão dentro dos setores e, assim como eu, supervisionam, coordenam, motivam e inspiram suas equipes.

O que um bom líder representa para uma empresa e seus colaboradores?

Exemplo. Ele tem que ser o exemplo. Cumprir horários, respeitar os funcionários, vestir a camisa da organização, ter um trabalho ético e transparente. Tendo isso, a pessoa vai longe.

Porque você se tornou líder no seu segmento?

Pela consciência de saber que não sou líder sozinho. Uma empresa como a nossa, que é referência mundial na fabricação e exportação de café, foi construída com diversos líderes, que trabalham diariamente para fortalecer a nossa imagem, ampliar as nossas potencialidades, conquistar ainda mais mercado. Todos eles poderiam ganhar esse prêmio pela competência e capacidade de gestão que têm.

O que lhe inspira em sua liderança?

A Realcafé é uma empresa familiar fundada em 1971, mas a sua história começou bem antes, em 1935, com o meu avô. É gratificante saber que transformamos a vida de produtores rurais no interior do estado. Nós contribuímos para que o Espírito seja referência mundial no mercado de café. O que produzimos aqui é reconhecido em países do continente europeu, asiático, na América do Sul, além de Estados Unidos e Canadá.

Sobretudo, o que mais me inspira é saber que essa liderança familiar, que começou com o meu avô e hoje eu transmito aos meus filhos, contribuiu para que as pessoas realizassem os seus sonhos. Queremos no futuro continuar a desenvolver o campo e ajudar o produtor, para que ele consiga custear os estudos dos seus filhos, melhorar a sua propriedade, qualificar o seu trabalho. Desenvolvemos famílias quando damos aos nossos mais de 400 funcionários boas condições de trabalho. Essa história é a minha maior motivação.


Pontos moeda