PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Deputado do ES cria "Lei do Olhinho" após câncer de filha de Tiago Leifert

Projeto de lei de Emilio Mameri prevê que maternidades e hospitais sejam obrigados a orientar sobre exame que detecta retinoblastoma

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Depois da repercussão sobre o caso do câncer de Lua, filha de Tiago Leifert de apenas um aninho, chamado retinoblastoma, o deputado Emilio Mameri (PSDB), do Espírito Santo, quer criar a Lei do Teste do Olhinho, que obriga a orientação e realização do exame nas crianças nascidas no Estado. 

A doença, considerada um tipo raro de câncer ocular, acomete mais crianças de 2 a 5 anos e representa cerca de 3% dos cânceres infantis chegando a uma média de 400 casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Na ementa do projeto de lei, apresentado pelo parlamentar na Assembleia na tarde desta quarta-feira (8), consta: "(A lei) obriga os hospitais, maternidades e todos os estabelecimentos de saúde do Estado do Espírito Santo a orientar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma nos recém-nascidos, detectável ainda na maternidade, através do “Teste do Olhinho”.

LEIA TAMBÉM: Famoso restaurante de frutos do mar abre em Vitória. Saiba qual é!

O parlamentar capixaba ainda destaca em sua proposta: "Após grande repercussão do vídeo publicado pelo apresentador Tiago Leifert sobre o câncer de sua filha Lua, de apenas 1 ano, associações de oftalmologistas divulgaram uma nota de esclarecimento sobre o retinoblastoma, um tipo raro de tumor intraocular".

LEIA TAMBÉM: Cônsul-geral do Japão posa com Casagrande e entrega doação ao ES

Foto: Reprodução/Instagram @emiliomameri

E finaliza: "A obrigatoriedade de os hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de saúde do Estado prestarem informações aos pais sobre a doença e suas consequências certamente contribuirá para o diagnóstico precoce e início do tratamento adequado". 

LEIA TAMBÉM: Porta dos Fundos faz piada com o ES: "RJ do Nordeste ou Bahia do Sudeste"

O texto, agora, começa a tramitar e passará pelas comissões pertinentes ao tema para análise da matéria antes de ser votado em plenário. 

Pontos moeda