Circuito Rede Vitória de Tênis

Esportes

Após treinos intensos, Fabríccio Bernardes surpreende em quadra e é finalista da categoria 5ª classe

O tenista provou que toda preparação pode gerar bons resultados. Após dois anos de treinos, o atleta está em sua primeira final da modalidade

Ana Mota *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Samira Venturim
Fabríccio Bernardes, finalista da quinta classe

"Nenhuma receita mirabolante substitui o bom e velho trabalho duro". Essa frase, dita pelo ex-tenista norte-americano Andre Agassi, é uma daquelas lições sem prazo de validade. Principalmente para o esporte. Afinal, alguém pode citar algum atleta que tenha conquistado seus momentos de sucesso sem o 'bom e velho' trabalho duro? Realmente é bem difícil. E não é preciso chegar a competições como Grand Slam ou Wimbledon para aprender o verdadeiro sentido dessa frase. Vamos aplica-lá a um novato do esporte, mais especificamente, do tênis.

Fabriccio Bernardes, de 29 anos, ainda se lembra de como deu espaço para o tênis em sua vida. São recordações de um passado não tão distante, já que pratica a modalidade há apenas cinco anos, diferente de outros atletas que ainda criaças já experimentam o amor pelas raquetes.

"Um amigo me chamou para brincar de tênis. E não foi para aprender ou virar um atleta, foi para brincar mesmo, me divertir. Eu fui e fiquei impressionado, me apaixonei. Logo pedi dicas para aprender e melhorar na modalidade. Foi aí que meu amigo me orientou a fazer aulas, começando das técninas básicas", contou Fabríccio Bernardes.

A orientação foi fixada na mente de Fabríccio, que logo começou suas aulas. Pouco tempo depois ele estava inscrito em uma competição, mas não teve sucesso. Em 2016 tentou um outro torneio, desta vez pela Federação Estadual de Tênis, e mais uma vez foi eliminado nas primeiras rodadas. Lembra da fase citada no início? Ela se encaixou perfeitamente na história de Fabríccio.

O atleta resolveu dar uma pausa e, de fato, iniciar o 'trabalho duro'. Deu uma pausa nas competições e começou a se dedicar intensamente aos treinos. Foram dois anos de trabalho, explorando as qualidades, identificando seus pontos fracos e fazendo com que corpo e mente se entendessem melhor em quadra, para um desenvolvimento completo.

"Procurei trabalhar principalmente minha regularidade em quadra. Eu não era constante. Entrava bem e terminava mal, ou vice-versa. E hoje os resultados estão bem nítidos", disse Fabríccio.

Foto: Samira Venturim

Isso porque Fabriccio é um dos finalistas da 5ª classe do Circuito Rede Vitória de Tênis. Essa é a primeira competição dele após todo o 'trabalho duro', agora recompensado com a possibilidade de sair de sua próxima partida com a taça de campeão, superando todas as expectativas do passado. O adversário de Fabríccio é Gonzalo Cataldo, que também teve grandes desafios até carimbar vaga na final. A data da decisão ainda não foi divulgada, mas o que já se sabe é que será um grande espetáculo das duas partes.

"Não conheço o Gonzalo pessoalmente, vai ser a primeira vez que o enfrento e isso aumenta as expectativas por um bom jogo. Independente de quem ficar com o título, hoje eu vejo que valeu a pena todo o tempo de treinamento e dedicação. Espero que seja só a primeira de várias finais", finalizou.


Pontos moeda