VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Governo do ES planeja vacinação em idosos de mais de 85 anos com chegada de novo lote

Segundo Renato Casagrande, cerca de 60 mil doses da CoronaVac devem chegar ao Espírito Santo até a próxima segunda-feira

Foto: Divulgação/Latam

Um novo lote de vacinas, contendo cerca de 60 mil doses da CoronaVac, deve chegar ao Espírito Santo até a próxima segunda-feira (8). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo governador Renato Casagrande, durante a solenidade que marcou o início da vacinação dos idosos com mais de 90 anos no Espírito Santo, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Segundo o governador, esse quantitativo, vindo do Instituto Butantan, em São Paulo, poderá ser utilizado para ampliar o público da vacinação, incluindo homens e mulheres acima de 85 anos. 

"Serão 50 a 60 mil doses que usaremos para continuar a aplicar nos profissionais da saúde que ainda não a receberam e também os idosos acima de 85 anos. À medida que tivermos mais doses, vamos reduzindo a idade para alcançarmos todos os grupos de risco, que são as pessoas acima de 60 anos", afirmou.

Casagrande afirmou também que o governo do Estado tem mantido conversas com laboratórios, em busca de adquirir mais vacinas contra a covid-19. Segundo o governador, o Estado negocia a compra de imunizantes com cinco empresas, mas tem encontrado obstáculos. A dificuldade, de acordo com Casagrande, é que as empresas estão, neste momento, tratando da venda das vacinas preferencialmente com o governo federal.

Vacinação

O governo do Estado decidiu antecipar a imunização de idosos acima dos 90 anos após a garantia da remessa de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde. A distribuição das doses aos municípios já começou a ser realizada nesta quarta-feira (3).

Para a antecipação, o Estado usará as doses que estavam guardadas para a segunda aplicação dos grupos que já haviam sido imunizados anteriormente. Segundo o governo, as novas doses irão repor esse quantitativo assim que chegarem. A previsão, segundo dados do Ministério da Saúde, é que sejam imunizados 18.042 idosos no Espírito Santo com idade de 90 anos ou mais.

“Foi muito bom termos avançado bem na proteção dos trabalhadores da saúde, que estão no pelotão de frente do trabalho de enfrentamento à pandemia. Ainda falta vacinar uma parte desses profissionais, mas aqueles que estão mais ligados já receberam sua vacina”, afirmou o governador.

Leia também:

>> Confira quantas doses cada município do ES receberá para vacinar idosos acima de 90 anos

>> Chefe do cerimonial do governo é a primeira idosa acima de 90 anos a ser vacinada no ES

>> Covid-19: Cariacica lança portal de agendamento para vacinas

Já o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre o cronograma de distribuição das doses para a vacinação dos idosos também nos municípios. 

“As vacinas também foram encaminhadas pela manhã às Regionais e os municípios do interior já podem buscar as doses nas Superintendências para que possamos iniciar logo este grande passo na imunização dos idosos de 90 anos ou mais. Não temos dúvidas nenhuma que poderemos contar com celebrações em família sem tristezas por conta de uma doença infecciosa”, projetou o secretário.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19 estabelece que a população idosa acima dos 75 anos não institucionalizada faz parte do grupo prioritário para esta primeira fase da campanha de vacinação. Entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo governo federal e distribuídas aos Estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades, priorizando inicialmente o público de 90 anos ou mais.

Pontos moeda