Eleições 2022

Política

Pesquisa Real Time Big Data: Magno Malta lidera com 33% a disputa para o Senado no ES

A senadora Rose de Freitas (MDB) é segunda colocada no levantamento, com 20% dos votos declarados pelos eleitores ouvidos na pesquisa da Real Time Big Data

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Agência Senado

O ex-senador Magno Malta (PL) lidera as intenções de voto para o Senado, com 33% dos 1,5 mil eleitores capixabas ouvidos na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a RecordTV, dizendo que votariam nele no pleito de outubro deste ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25).

Magno, inclusive, está 13 pontos percentuais à frente da senadora Rose de Freitas (MDB), segunda colocada no levantamento, com 20% das intenções de voto do eleitorado.

Rose e Magno, hoje, são adversários diretos na briga pela única cadeira disponível para o Espírito Santo no Senado. A senadora visa à sua permanência na vaga; já o ex-senador quer voltar ao posto para o qual não conseguiu se reeleger nas eleições gerais de 2018. 

LEIA TAMBÉM

>> Real Time Big Data: pesquisa mostra Casagrande com 49% para governo do ES; Manato tem 21%

>> Real Time Big Data: 4 candidatos ao governo do ES têm 30% ou mais de rejeição, diz pesquisa

Entre os candidatos que ocupam a parte debaixo da tabela e que não registraram nem sequer dois dígitos na pesquisa, está o atual presidente da Assembleia Legislativa (Ales), o deputado Erick Musso (Republicanos)

O parlamentar, que chegou a ter o nome cotado para disputar o governo do Estado, tem a preferência de 4% do eleitorado ouvido na pesquisa.

VEJA ABAIXO:

Empatados

 A pesquisa da Real Time Big Data ainda mostra uma série de empates entre os candidatos menos expressivos na disputa pelo Senado. É o caso de Coronel Lugato (DC) e Gilberto Campos (Psol). Ambos têm 2% dos votos dos entrevistados, tendo em vista margem de erro, que é para mais ou para menos três pontos percentuais.

O segundo empate na pesquisa fica por conta dos candidatos Idalécio Carone (Agir) e Nelson Junior (Avante), uma vez que eles computaram, cada um, apenas 1% das intenções de voto. 

Os candidatos Filipe Skiter (PSTU) e Antônio Bungenstab (PRTB) não pontuaram na pesquisa, em que 14% dos eleitores declararam votar em branco ou anular seu voto, e outros 23% não souberam dizer em quem irão votar para o Senado.

Pesquisa 

A pesquisa ouviu 1.500 capixabas e foi realizada entre terça (23) e quarta-feira (24), com eleitores de vários municípios do Espírito Santo. 

A margem de erro para este levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022.




Pontos moeda