Eleições 2022

Política

Eleições 2022: propaganda eleitoral chega ao fim nesta quinta; veja as regras

O primeiro turno da eleição acontece neste domingo (02), mas a propaganda eleitoral gratuita chega ao fim nesta quinta-feira (29)

Foto: Governo Federal/Divulgação

Autorizadas pela Justiça Eleitoral desde 16 de agosto, as campanhas eleitorais chegam ao fim na próxima quinta-feira (29), a três dias do primeiro turno, marcado para o dia 02 de outubro. 

Essa é a data-limite para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno, para que os partidos e seus respectivos candidatos realizem comícios com utilização de aparelhagem de sonorização fixa e, também, para a realização de debates no rádio e na televisão.

Material gráfico e alto-falantes

Apesar de 29 setembro ser o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, os candidatos têm até 01 de outubro, um dia antes do primeiro turno, para fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes ou amplificadores de som, das 8h às 22h. 

A mesma regra vale para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.

Primeiro turno

O horário de votação neste domingo, será das 8h às 17h. De acordo com o TSE, a partir deste horário, será feita a emissão dos boletins de urna e em seguida divulgado o resultado para os seguintes cargos políticos: presidente da república, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

O TSE afirma que no mesmo dia e horário da votação oficial será feito o teste de integridade por amostragem em ambiente controlado. 

*Texto de Ana Karolina Valério, aluna da 1ª Residência em Jornalismo da Rede Vitória, sob supervisão de Tiago Alencar.

Pontos moeda