VITRINE LITERÁRIA

Vitrine Literária

"A Volta dos Papagaios" conta história de famílias que vieram do Nordeste para o ES

Essa é uma história interessante, cheia de emoção, atos de bravura, coragem e amor

Foto: arquivo pessoal

"A Volta dos Papagaios" é um conto narrativo que contém a história de algumas famílias que vieram da região Nordeste para a região Sudeste, mais precisamente para o Norte do estado do Espírito Santo

Dentre as famílias veio a de uma criança conhecida como “Menino Ninho”, ele era chamado por esse apelido devido ao fato de gostar de procurar ninhos. 

Morava em uma fazenda, onde havia muitos animais domésticos e pássaros que botavam ovos em qualquer lugar.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O “Menino Ninho” era uma criança que se preocupava em cuidar e proteger os animais. Certo dia, ele encontrou um ninho de papagaios com filhotes pequenos, num tronco de uma árvore morta, localizada em uma área que estava pronta para ser devastada, para o plantio de mandioca, que iria alimentar a família.

Foto: arquivo pessoal

Bastante convincente em na argumentação, ele consegue proteger a família de papagaios junto aos seus familiares. É uma história muito interessante, prazerosa em ler, cheia de emoção, atos de bravura, coragem e amor.

Dessa forma, podemos descrever a história de maneira lúdica, por meio de uma narrativa clara e simples, num contexto interiorano, demonstrando conceitos e valores éticos, transcritos numa linguagem específica. 

Isso possibilita reportar as nossas memórias afetivas vivenciadas no tempo. Imaginar e criar hipóteses de como é a vida no campo, para as crianças que ainda não tiveram acesso a esta experiência.

Este livro é uma adaptação do livro O Menino Ninho e os Filhotes de Papagaio com ilustração em quadrinhos.

SOBRE O AUTOR

Vercelino João de Oliveira, chamado carinhosamente de “Menino Ninho”, nasceu em 1952 em Tapiranga, distrito de Miguel Calmon, no Estado da Bahia.

Com 4 de idade, veio com a família para o Espírito Santo, onde viveu toda a infância, no interior do município de Montanha, região Norte do Estado do Espírito Santo.

Vercelino, aos quinze anos foi estudar em Nanuque/MG e, aos dezoito anos, veio para Vila Velha, cidade em que recebeu o título de “Cidadão Vilavelhense” em 1996. Em 07/12/2015, conforme Decreto Legislativo nº 091/2015, recebeu o título de “Cidadão Espírito-Santense”.

OBRAS:

1º - O Menino Ninho e os Filhotes de Papagaio;
2º - O Menino que Tomava Banho com Xixi de Vaca;
3º - A Escola e as Corujas;
4º - O Menino que assombrou a onça;
5º - A Volta dos Papagaios

É formado bacharel em teologia, convalidado pela UFES, com Especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade Unida de Vitória e Licenciatura em História pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia- UNIVEN. Atua no ramo de livros desde 1981.

E-mail: [email protected]
Tel: 27 - 9 9932-8469

DIVULGAÇÃO DAS OBRAS

O 'Vitrine Literária' é um espaço aberto aos escritores capixabas que estão fora do grande circuito editorial e que querem divulgar e comercializar as suas obras.

Quem selecionará essas obras para divulgação é o curador e poeta Henrique Pariz. O escritor poderá entrar em contato pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail ([email protected]). Depois disso, Pariz fará uma avaliação da obra.

Henrique Pariz nasceu em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Agitador cultural, o poeta toca um projeto sobre literatura nacional e regional no Instagram @palavrasmargina_es, além de ser editor e cofundador da 'Moqueca Editorial.'

Pariz lançou também o e-book "De$contos" (2020, Moqueca Editorial) com textos híbridos na Amazon, além do e-zine "Notas que trago nas entranhas", mais recente obra de poesias (2020, edição do autor).

Os critérios para divulgação no 'Vitrine Literária' são autores capixabas vivos e preferencialmente contemporâneos. O Vitrine procura escritores e autores independentes e que a literatura esteja sempre em movimento, para além da academia.

São aceitos todos os gêneros literários e também os não-literários. Qualquer tipo de material: livro, livreto, Zine e afins. A literatura precisa ter sido produzida no Espírito Santo.

Pontos moeda