CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Em Linhares, Rio Doce deve chegar aos cinco metros nesta segunda-feira

A água já atingiu o bairro Olaria, que fica na parte mais baixa da cidade

Foto: Kaio Henrique
Rio continua subindo em Linhares.

O Rio Doce continua subindo em Linhares e, até o fim da noite desta sexta-feira (27), deve chegar aos 5,00 metros. A previsão é da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O rio deve chegar a este nível por volta das 21h, como mostra o último boletim da CPRM, que monitora toda a bacia do Rio Doce, publicado às 12h. Às 11h, o nível estava em 4,20 metros, 75 centímetros acima da cota de inundação.

A previsão era a de que esse volume visto pela manhã chegasse a Linhares somente na parte da tarde. Por isso, surpreendeu até a Defesa Civil. "A água chegou muito rápido. Esteva previsto para estar em 3,60 e já ultrapassou os 4,15", relatou o coordenador de Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos.

Foto: Secom/PML
Ginásio do bairro Conceição, em Linhares.

A água já atingiu o bairro Olaria, que fica na parte mais baixa da cidade e o primeiro a ser atingido em caso de cheia. Alguns quintais já foram tomados, mas ainda não há registro de casas inundadas. "Já retiramos duas famílias, que foram levadas ao Ginásio do Bairro Conceição. E vamos, agora, retirar mais quatro. Inclusive, já temos dois caminhões lá e vamos mandar mais dois para tomar providências e resolver a situação", explicou. 

O ginásio é o local preparado pela Prefeitura de Linhares para receber os atingidos pelas chuvas. O município fez uma reunião, na manhã dessa segunda-feira (27), para avaliar a situação e elaborar estratégias para diminuir os impactos. Informou que essas famílias foram encaminhadas para o ginásio de forma preventiva.

A Defesa Civil tem um telefone para casos de emergência: (27) 99983-5661. A população também pode ligar para a Guarda Municipal, no 153, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Pontos moeda