Eleições 2022

Política

Título de eleitor digital será emitido até sábado. Veja passo a passo para baixar o seu!

Para conseguir usar devidamente a versão digital do título no dia das eleições, baixe o aplicativo e o mantenha atualizado. Saiba mais

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Há poucos dias do primeiro turno das eleições de 2022, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como baixar e usar o e-Título, aplicativo de celular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, afinal de contas, ele pode ser usado no próximo domingo (2) como título de eleitor?

A resposta é sim! Ele é uma opção prática e rápida, que pode ser usada no dia do pleito para diversas finalidades, inclusive para consultar o local de votação também. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

É importante lembrar que o cidadão que não conseguiu fazer o cadastramento biométrico (impressão digital, fotografia e assinatura) e, por conta disso, não tem uma fotografia na sua versão do e-Título, deverá levar outro documento oficial, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O e-Título funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play, respectivamente. Depois de baixado, o eleitor deve preencher informações, como nome completo e data de nascimento, além de responder perguntas relacionadas a grau de escolaridade e local de votação. 

Veja o passo a passo de como baixar e usar o aplicativo

É recomendável que o eleitor, ao se dirigir ao local de votação, sempre leve um documento oficial para identificação com foto, como a Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para o caso de haver algum problema de funcionamento em seu celular.

O TSE orienta as pessoas a atualizarem o e-Título o quanto antes, a fim de evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema, fazendo com que o aplicativo não funcione direito.

O Tribunal ainda alerta que se o usuário já tiver baixado o aplicativo, mas não tiver feito a “emissão” do título, só poderá fazer isso depois dos dias de votação. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma.

Baixando e usando o aplicativo

1 - Faça o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play, respectivamente.

2 - Ao acessar o aplicativo, abrirá uma tela de boas-vindas. Toque no botão "Próximo"

Foto: Divulgação

3 - A plataforma fará perguntas para comprovar ser você mesmo fazendo a solicitação. Lembre-se que os dados solicitados deverão ser os mesmos que você forneceu no último atendimento eleitoral.

Foto: Divulgação

4 - Na tela seguinte, ainda na confirmação de dados, o e-Título perguntará em qual Estado você é eleitor.

Foto: Divulgação

5 - Na próxima tela, confirme o seu grau de escolaridade, confirme os dados do último atendimento. Informe sua profissão.

Foto: Divulgação

6 - Caso queira fazer o desbloqueio da biometria, aperte “Ativar”. Se não quiser, selecione “Não, obrigado.”

Foto: Divulgação

7 - Feito! Agora seu e-Título exibirá a versão do seu título, que poderá ser usado nas eleições de 2022.

Foto: Divulgação

Importante: é recomendável que o eleitor, ao se dirigir ao local de votação, sempre leve um documento oficial para identificação com foto, como a Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para o caso de haver algum problema de funcionamento em seu celular.

Como imprimir o título?

Foto: Divulgação

O cidadão também pode imprimir o documento em sua casa e levá-lo no dia da votação, para não ficar dependendo do celular. Isso pode ser feito através do portal de Autoatendimento do Eleitor, uma seção do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A página permite, além da impressão do título de eleitor, o acesso a informações como o local de votação, a atualização de dados cadastrais e a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.

Leia também: Posso ir votar de bermuda ou biquíni após a praia? Veja o que é permitido

O uso é fácil e rápido, não precisando fazer nenhum tipo de login. O eleitor precisa apenas colocar nos campos de busca informações pessoais, como data de nascimento, o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o nome do pai ou da mãe.

*Texto de Vinicius Brandão, aluno de Jornalismo da 1ª Residência em Jornalismo da Rede Vitória, sob supervisão de Thaiz Blunck. 

Pontos moeda