Eleições 2022

Política

Pesquisa Real Time Big Data: Casagrande tem 51% e Manato 49% dos votos válidos

A terceira e última rodada de pesquisas do instituto para o 2º turno aponta empate técnico dentro da margem de erro entre os dois candidatos ao governo do ES

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

Na reta final para o segundo turno das eleições deste ano, que acontece no próximo domingo (30), os dois candidatos ao Palácio Anchieta aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, na terceira e última rodada de pesquisas da Real Time Big Data.

O levantamento encomendado pela TV Vitória, em parceria com a Record TV, e divulgado nesta quinta-feira (27), mostra o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), com 51% dos votos válidos. O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) aparece com 49%.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Os votos válidos desconsideram o percentual de brancos/nulos e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa. É dessa forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza a apuração dos votos no dia da eleição. 

Em comparação com a última pesquisa, divulgada na semana passada, Casagrande caiu um ponto percentual. Já Manato aparece com um ponto percentual a mais do que no levantamento anterior.

Confira os dados da pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos e são considerados branco/nulos e a resposta de indecisos, Casagrande manteve o mesmos  48% nas três rodadas de pesquisas realizadas pela Real Time Big Data para o segundo turno. 

Já o candidato do PL recebeu três pontos percentuais a mais da primeira para a segunda rodada de pesquisas, divulgadas nos dias 13 e 20 de outubro, respectivamente. Entre a segunda e a terceira rodada, divulgada nesta quinta-feira, Manato teve um ponto percentual a mais. 

No levantamento desta quinta-feira, brancos e nulos somam 4%. Entre os entrevistados, 2% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Veja a pesquisa por grupos sociais

RENDA

No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande aparece com 54% das intenções de voto entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos. Neste grupo, o candidato do PL tem 37%.

Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos ou acima de cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, que tem 52% e 51%, respectivamente. O candidato do PSB aparece com 43% e 47%, respectivamente nestes cenários. 

GÊNERO

O candidato à reeleição lidera entre as mulheres. Casagrande tem 50% da preferência das eleitoras, enquanto Carlos Manato aparece com 42%. 

Já entre os eleitores do sexo masculino, 51% disseram que votam no candidato do PL para chefiar o Executivo estadual. Casagrande foi citado por 46% dos homens ouvidos na pesquisa.

RELIGIÃO

Entre os católicos, a preferência é por Casagrande, com 50% da intenção de votos. Manato tem 43% deste grupo no novo levantamento.

Já entre os evangélicos, Manato lidera com 49% das intenções de voto, enquanto Casagrande detém 46% do público deste recorte.

Pesquisa Real Time Big Data

No levantamento da Real Time Big Data, realizado a pedido da TV Vitória em parceria com a Record TV, 1.000 eleitores capixabas foram questionados em quem votariam caso as eleições fossem hoje. As entrevistas foram realizadas nos dias 25 e 26 de outubro. 

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09004/2022.

LEIA TAMBÉM:

>> VÍDEO | Reveja a sabatina com o candidato Renato Casagrande

>> VÍDEO | Reveja ponto a ponto da sabatina com Carlos Manato

Pontos moeda