RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Cachoeiro de Itapemirim oferece turismo cultural e de belezas naturais

A série "Riquezas de Norte a Sul", da TV Vitória, mostra as belezas e riquezas culturais de diversas cidades do Espírito Santo

Foto: Reprodução TV Vitória

A primeira mulher artista brasileira a aparecer nua em um palco. Reconhecida por atua na luta da emancipação das mulheres no final dos anos 1940, quando também defendia a liberdade de expressão e combatia os preconceitos sociais. Essa foi Dora Vivácqua, mais conhecida pelo nome artístico Luz Del Fuego. Um dos grandes expoentes da cultura nacional. Ela nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1917.

O Mural Luz Del Fuego, pintado em 2019, num muro de 150 metros, pelo artista visual Rudson Costa é um dos muitos pontos turísticos da cidade que faz do cachoeirense um grande orgulhoso da sua terra natal. Orgulho esse descrito por outro grande nome nascido na região: Rubem Braga, o maior cronista do Brasil. Aquele que apelidou Cachoeiro de Capital Secreta do Mundo.

“A história conta que Rubem Braga falava tão bem de Cachoeiro que um dia parece que Vinícios de Morais diz: ‘Poxa, Rubem, você fala tanto dessa cidade, isso aí deve ser capital secreta do mundo, né?!’ E parece que colou”, conta a secretária de Cultura do município, Fernanda Martins.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: como aproveitar o melhor de Cachoeiro de Itapemirim

Em trechos de suas crônicas, escreveu frases como: “nasci, modéstia à parte, em Cachoeiro de Itapemirim” e “só a uma pequena e seleta minoria de brasileiros foi permitido esse privilégio de nascer em Cachoeiro”. A casa da sua família é outro ponto turístico da cidade. Além dele, seu pai, Coronel Francisco Braga, foi o primeiro prefeito de Cachoeiro. A família foi responsável pelo primeiro cartório, primeira agência bancária e primeiro jornal de Cachoeiro. O irmão de Rubem, Newton Braga, foi jornalista e poeta.

LEIA TAMBÉM: Cachoeiro de Itapemirim oferece incentivos fiscais para atrair mais investidores

Na Casa dos Braga, o espaço interno funciona como museu e abriga a exposição "Rubem e seus Amigos". No quintal, com o famoso pé de fruta-pão, imortalizado nos textos de Rubem, fica a Praça da Poesia, que recebe apresentações culturais.

“Estou dormindo no antigo quarto de meus pais; as duas janelas dão para o terreiro onde fica o imenso pé de fruta-pão, a cuja sombra cresci. O desenho de suas folhas recorta-se contra o céu; essa imagem das folhas de fruta-pão contra o céu é uma das mais antigas de minha infância, do tempo em que eu ainda dormia em uma pequena cama cercada de palhinha junto à janela da esquerda”. (crônica Trovões de Antigamente, de 1958).

Foto: Reprodução TV Vitória

Um clássico ponto turístico e muito importante para a economia de Cachoeiro é a Casa de Cultura Roberto Carlos. O local onde o cantor e compositor nasceu expõe acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor. O espaço também é utilizado para eventos culturais e oficinas de música. De acordo com a secretária de Cultura, a Casa recebe em torno de 10 mil pessoas por ano. “Roberto Carlos é desenvolvimento e economia para Cachoeiro”, relata Fernanda.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Sobre tantos talentos de importância nacional nascidos em Cachoeiro, o secretário de Desenvolvimento do município, Francisco Mantovanelli, analisa: “Por estar muito próxima à região do Rio de Janeiro, e nós tínhamos aqui um modal ferroviário, havia uma conectividade muito grande do cachoeirense com o Rio de Janeiro, até mesmo para estudar. Daí Cachoeiro formou célebres homens em várias atividades na área cultural”.

Foto: Reprodução TV Vitória

A cidade que nasceu e se desenvolveu em torno do rio, também oferece belas paisagens naturais. A seis quilômetros do centro, o monumento natural do Itabira. Área de preservação. O Pico tem 715 metros de altitude e uma trilha para os mais aventureiros. Já a Cachoeira Alta, patrimônio natural, é um ótimo lugar para se refrescar. Imponente, a força da natureza é revelada nos 100 metros de queda d’água. Fica no distrito de São Vicente, dentro de uma propriedade privada. É cobrado cinco reais em dinheiro para a visitação.

Serviço

Mural Luz Del Fuego

Como chegar: Rua Rui Barbosa – Centro (em frente ao CIAC Raymundo Andrade)

Casa dos Braga

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 182 – Centro
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 18; sábados e feriados, de 9h às 15h
Telefone: (28) 3155 - 5258
A Casa oferece visita guiada bilíngue.

Casa de Cultura Roberto Carlos

Endereço: Rua João Madureira de Deus, 122-148 – Recanto
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 15h
Telefone: (28) 3155 - 5257

Monumento Natural do Itabira

Como chegar: O acesso se dá pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul, ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Cachoeira Alta

Como chegar: Distrito de São Vicente, no Rio Fruteiras.
Entrada pela Usina São Miguel (34 km da sede de Cachoeiro)

*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda