Esportes

Festa no Klebão! Estádio completa dois anos de sua reestreia oficial

O jornal online Folha Vitória e a TV Vitória registraram momentos especiais, que ficaram marcados na memória de atletas e também do público capixaba. Confira!

Palco de clássicos estaduais, clubes nacionais e também show e jogos internacionais. Ainda em sua coleção de rimas, o Estádio Estadual Kleber Andrade, ou melhor, 'Klebão', traz palavras como emoção e vibração. Após sua reestreia, o estádio completa nesta terça-feira (23) dois anos desde sua primeira partida oficial, entre Rio Branco e São Mateus, no dia 23 de agosto de 2014. Com o placar de 3 a 1 para o Capa Preta, o Klebão reiniciou sua história de importância no futebol capixaba, caiu de vez na rota de clubes nacionalmente conhecidos, e já conta com cerca de 28 partidas oficiais em seu novo gramado.

Gol de Márcio Fernandes na partida entre Rio Branco e Vasco da Gama Foto: Divulgação/Rio Branco AC

Inaugurado em 1983, o estádio era propriedade do Rio Branco Atlético Clube, e registrou seu maior público três anos depois, no jogo entre o dono da casa e o Vasco da Gama. Com 32.328 pagantes e público presente estimado em mais de 50 mil pessoas, a partida foi válida pela Série A do Campeonato Brasileiro, e o Kleber Andrade na elite desde o início. Em 2008 o estádio foi comprado pelo Governo do Espírito Santo, vindo a passar, anos depois, por uma ampla reforma, e sendo entregue em 2014.

O Espírito Santo precisava de um novo palco para grandes partidas. Assim destacou o presidente da Federação Capixaba de Futebol, Gustavo Oliveira Vieira, que completou com a vantagem de ainda contar com um estádio para receber partidas de clubes nacionalmente conhecidos.

“Precisávamos de um novo campo para um público superior ou quase 20 mil pessoas. A final entre Desportiva e Rio Branco, que contou com praticamente 16 mil pessoas presentes, não seria possível ser realizada em outro local. Além disso, ganhamos a possibilidade de receber, posteriormente, jogos nacionais e internacionais”, explicou Gustavo Vieira. 

Estádio Kleber Andrade durante reforma Foto: Reprodução Facebook

E foi o que realmente aconteceu! Antes mesmo de sua primeira partida oficial, o estádio foi utilizado como local de treinamento para a seleção de Camarões durante a Copa do Mundo, e após sua reinauguração recebeu clubes como Cruzeiro, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR, América-MG, Atlético Goianiense, Internacional, Seleção Olímpica Brasileira, entre outros.

Para o presidente Gustavo Vieira, o Kleber Andrade ganha por ter a vantagem de uma fácil logística de mobilidade para vários clubes. E finalizando, o presidente ainda destaca a importância do monumento para o futebol local, quem tem contado com portas abertas para a realização de diversos jogos.

“O estádio tem sido utilizado para diversas competições, desde a categoria de base até adulto. Em especial, o Kleber Andrade é uma conquista para o futebol local, e vamos fazer sempre o possível para que os clubes do Espírito Santo sempre possam encontrar o estádio com as portas abertas”, completou Gustavo Vieira.

Acompanhando as principais competições e eventos que aconteceram no Kleber Andrade desde sua reinauguração, o Jornal Online Folha Vitória e a TV Vitória registraram momentos especiais, que ficaram marcados na memória de atletas e também do público capixaba. Confira!

Primeira Partida Oficial – Copa Espírito Santo, Rio Branco 3 x 1 São Mateus 23/08/2014

Antes mesmo de Rio Branco e São Mateus protagonizarem a primeira partida oficial do novo Kleber Andrade, entraram em cena os operários que trabalharam na obra. Na programação estiveram 05 jogos entre times de operários e de servidores públicos, além do jogo principal entre Rio Branco e Seleção Capixaba, que contou com a presença do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ali o estádio já recebia seus primeiros gols.

Primeira partida oficial do novo Kleber Andrade foi entre Rio Branco e São Mateus Foto: ​Leonardo Gurgel

Fábio Schumacher, um dos operários que atuou na obra, não participou da partida de "confraternização", mas contou sobre sua participação durante o período da reforma. Para Fábio, o estádio Kleber Andrade foi mais uma forma de alimentar a paixão dos capixabas pelo futebol, mas desta vez, com um grande palco.  

“Quando soube que iria trabalhar na parte de concretagem do estádio fiquei muito feliz, porque sabia que era um lugar com potencial para grandes jogos. Após a entrega do local, levei meu filho para assistir um jogo do Flamengo, e foi emocionante ver o local lotado de torcedores. Fiz questão de dizer a ele que tive participação nesta obra”, contou Fábio Schumacher.

Com transmissão ao vivo da TV Vitória do Folha Vitória, a primeira partida contou com a presença de pouco mais de 4 mil pessoas, belíssimos gols e a vitória do Rio Branco por 3 a 1 contra o São Mateus. Apesar do show do jogador Carlos Vitor, que marcou duas vezes para o Rio Branco, o primeiro jogador a marcar na reestreia no Kleber Andrade foi o baiano Nadson Rodrigues, o Nadgol.

Nadson na partida de reestreia do Kleber Andrade Foto: ​Leonardo Gurgel

Apesar de atualmente estar fora do futebol, a lembrança do primeiro gol no estádio capixaba ainda é guardada com carinho pelo atacante. O lance do gol é lembrado nos mínimos detalhes. De Nadson, para Badinho. De Badinho para Roni. Roni cruza para Nadson, e assim a bola termina no fundo da rede. O baiano garante que assim como ele que entrou para história da reinauguração, o Kleber Andrade também está entre suas principais histórias como jogador de futebol.

“Guardo esse jogo na memória, como se fosse ontem. Na semana da partida eu nem dormi direito, por conta da ansiedade. Lembro da grande divulgação feita, e sabia que tinha que fazer daquele jogo o mais importante, e foi o que aconteceu. Fiz o primeiro gol no novo Kleber Andrade, e é uma das melhores lembranças que tenho no futebol capixaba”, contou Nadson.

Veja a galeria de fotos da reestreia oficial do Kleber Andrade

Badinho participou do lance do primeiro gol Foto: Reprodução Facebook

Com participação no lance do primeiro gol, Badinho, que defendia o São Mateus, é outro atleta que guarda a partida com muito carinho. O capixaba chegou a atuar, ainda garoto, no estádio antes de sua reforma, e garante que a mudança foi para melhor.

“Apesar da derrota, foi muito bom ter participado daquela partida. Não vencemos, mas desfrutamos de um estádio com boa estrutura, um bom gramado e em um momento especial. Cheguei a jogar no Kleber antes da reforma, ainda garoto, e a diferença era nítida. Foi um privilegio poder participar deste momento”, compartilhou Badinho.

Carlos Vitor fez dois gols na partida Foto: ​Reprodução Facebook

E não foi apenas para Nadgol e Badinho que o jogo foi especial. Grande estrela da partida com dois gols, Carlos Vitor, que atualmente joga nos Estados Unidos, não tem dúvida de que este confronto o consagrou como jogador.

“Aquela partida foi uma das mais importantes na minha carreira. Era tudo novo, diferente, outra estrutura. Foi um jogo completo. Torcida presente, times e jogadores empolgados e envolvidos, e ainda tive a oportunidade de ajudar o clube a vencer. Além disso, foi um campo em que, como jogador, senti prazer em jogar, e sei que o estádio ainda vai contribuir muito com o futebol capixaba”, contou Carlos Vitor. 

Paul McCartney abre nova turnê brasileira no Kleber Andrade, 10/11/2014

Paul durante show realizado no Kleber Andrade Foto: Reprodução Facebook

E não foi apenas futebol que aconteceu após a reestreia oficial do estádio. O cantor Paul McCartney lotou as arquibancadas e área do gramado do estádio Kleber Andrade no dia 10 de novembro de 2014. O show começou às 21h03 e levou o público ao delírio.

Veja a galeria de fotos do evento!

De acordo com a organização do show, cerca de 34 mil pessoas foram ao estádio acompanhar a apresentação que entrou para a história do Espírito Santo, como o primeiro grande show de uma estrela internacional. A apresentação também inaugurou o estádio que pode abrir precedentes para outros mega shows.

Clássico dos Gigantes – Final Capixabão 2015 Rio Branco x Desportiva, 16/05/2015

Final entre Desportiva e Rio Branco Foto: Rodrigo Araújo ​

Dois gigantes do futebol capixaba que não se encontravam em uma final há 30 anos. Uma final de capixabão para ninguém botar defeito. Rio Branco (fundado em 1913) e Desportiva (1963), sempre que se enfrentam, é promessa de muita emoção para seus torcedores. Lances perigosos, pênalti, gols desperdiçados e muitas faltas. Não faltaram lances de tirar o fôlego do torcedor no clássico que definiu o grande campeão do Campeonato Capixaba 2015.

Confira a galeria de fotos do primeiro confronto da final do Capixabão 2015

Apesar da vantagem conquistada no primeiro confronto, o Capa Preta não teve vida fácil em campo. A Desportiva chegou a sair na frente, abrindo o placar ainda no primeiro tempo, mas não foi o suficiente para sair de campo com o título. E assim, Rio Branco leva o título da competição.

Kleber Andrade de vez na rota de clubes nacionais

Caindo de vez na graça dos amantes do futebol, o estádio Kleber Andrade se consolida na rota de grandes clubes nacionais. Times como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-PR, Santos e Internacional fizeram aqui confrontos válidos pelo campeonato brasileiro, contando com a participação de capixabas nas arquibancadas.

Seleção Olímpica no ES

Brasil e Paraguai se enfretaram no Klebão Foto: Divulgação

A seleção olímpica de futebol também marcou presença no Kleber Andrade. Ainda em preparação para os Jogos Rio-2016, o time deixou sua marca em Cariacica. No dia 27 de março de 2015, a seleção brasileira enfrentou o Paraguai, e contou com forte presença dos capixabas.

Já o segundo confronto foi contra a Nigéria, em março deste ano. Após sofrer gol no primeiro minuto de jogo, os brasileiros não conseguiram uma boa atuação em campo, saindo com a derrota.

Pontos moeda